quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

um hamburguer caseiro


Desculpa pela foto terrível, sou míope e parecia ter saído bem e bom, não durou muito né?

Hambúrguer é uma coisa que quase todo mundo deve adorar, né? Se tem uma coisa que me irrita, é ter que comer aqueles congelados, que tem gosto de falsidade, muito tempero e pouca carne.

Fiz ontem uma receita que peguei no "Revolução na Cozinha", do Jamie Oliver, e ficou uma delícia! Super simples, super rápido e super saboroso.

Ingredientes:
- 500g de carne moída
- 2 colheres de chá de uma mostarda boa
- 8 ramos de salsa
- 1 ovo grande ou 2 pequenos
- 12 bolachas cream cracker
- sal

- 6 pães de hambúrguer
- 1 tomate grande
- alface americana
- pepino
- queijo

Modo de fazer:
Coloque as bolachas em um pano de prato ou saco plástico e bata elas contra a mesa, para quebrar bem. Coloque-as numa tigela. Pique bem a salsa, inclusive um pouco dos talos e adicione à tigela junto com a carne, o ovo, o sal e a mostarda. Misture muito bem, com as mãos, para deixar a carne bem unida. Separe em 6 porções e faça os hambúrgueres com cerca de 2cm de altura (isso varia conforme sua vontade, claro). Regue-os com um fiozinho de azeite de oliva e coloque-os na geladeira ou no congelador. Isto ajudará a firmá-los enquanto prepara o resto.

Como preparar:
Enquanto isso, pique o tomate e o pepino em fatias finas. Lave o alface e rasgue as folhas maiores. Coloque uma frigideira para esquentar durante uns 5min, depois coloque os hamburgueres (palavra feia, só pra constar) para fritar, uns 4min cada lado, até dourar. Coloque-os num prato, limpe com cuidado a frigideira e ponha os pães com a parte interna na frigideira, deixe uns segundos, monte tudo e dê uma esquentada para o queijo derreter. Prontinho!

Nenhum comentário: