sábado, 23 de julho de 2011

bolinho de aniversário


Assim como Dona Flanzie, acho que presentes feitos pelas nossas mãos são muito mais especiais. Além da influência dos meus tios com quem moro, (que sempre cozinham tudinho, todo detalhe, quando têm festinha aqui em casa), nada mais justo que fazer um (ou dois) bolos pra comemorar. Por isso, o aniversário era meu mas o presente era de todos. Fiz dois bolos, mas um deles esqueci de fotografar e era um pão-de-ló comum, então só vou postar a receita do mais diferente: bolo de brigadeiro.

Adoro o blog da Tatu, o Mixirica, e a receita é dela: aqui. Quem mais colocaria uma xícara de brigadeiro na massa do bolo? Aumentei 1/2 da receita, mas alterei alguns itens (e esqueci da pitadinha de sal, acabo de notar haha) e no fim, é uma receita adaptada.

Ingredientes:
• bolo:
395g (uma lata de leite condensado) de brigadeiro pronto
120g de manteiga
1 xícara de açúcar
6 ovos
1 1/2 colher de sopa de chocolate em pó
1 1/2 colher de sopa de fermento em pó
2 xícaras de farinha de trigo

• cobertura:
1 lata de leite condensado

• recheio:
1 barra de chocolate meio amargo
1 colher de sopa de creme de leite
10 morangos picados

Modo de fazer:
Faça o brigadeiro (1 lata de leite condensado + 2 colheres de sopa de chocolate em pó, cozinhando até soltar da panela). Leve a manteiga para a derreter junto com ele. Mexa bem para homogeneizar a mistura.

Em uma batedeira, coloque a mistura de brigadeiro com manteiga e o açúcar. Bata até esfriar ao ponto de poder encostar o dedo. Aí então, acrescente os ovos, um de cada vez. Em uma tigela à parte, peneire a farinha, o chocolate em pó, o fermento e o sal.
Despeje os ingredientes peneirados na batedeira às colheradas e deixe batendo até a mistura ficar lisa e linda.

Derrame a massa em uma forma untada (cerca de 22cm de diâmetro) e leve ao forno preaquecido no médio por cerca de 30 minutos, ou até o bolo passar no teste do palito.

Enquanto o bolo assa, faça a cobertura e o recheio. Leve ao fogão o leite condensado e mexa em fogo baixo até engrossar e começar a desprender da panela, fazendo um brigadeiro branco (ou rosa, no meu caso, porque eu coloquei anilina líquida). Deixe esfriar. Para o recheio, derreta a barra de chocolate ou no micro-ondas ou em banho-maria (no segundo caso, muito cuidado para o vapor não entrar em contato com o chocolate porque endurece depois com o creme-de-leite).

Assado o bolo, desenforme com cuidado, deixe arejar sobre uma grade e quando estiver quase frio corte-o ao meio. Espalhe o recheio de chocolate e os morangos sobre uma metade do bolo, tampe com a outra metade e cubra o bolo com o brigadeiro branco/rosa. Decore com chocolate granulado, estrelinhas de açúcar e festeje.

Nenhum comentário: